- Documentos para financiamento

Veja os documentos necessários para fazer um financiamento;

Compradores e vendedores devem apresentar uma documentação diferente

Antes de assinar o contrato de financiamento imobiliário com a Caixa Econômica Federal, é preciso apresentar uma lista de documentos. Veja abaixo quais são:

Comprador - Pessoa Física

  • Documento de identidade;
  • CPF;
  • Comprovante de renda atualizado, emitido no máximo há dois meses;
  • Comprovante de residência dos últimos três meses;
  • Certidão de nascimento ou de casamento;


Comprador que vai utilizar o FGTS na compra

  • Última declaração do Imposto de Renda e recibo de entrega à Receita Federal;
  • Cópia do Cartão do PIS;
  • Cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);


Comprador - Pessoa Jurídica 

  • Contrato Social ou Estatuto Social original com todas as últimas alterações contratuais e estatutárias;
  • Certidão Negativa de Débito do INSS;
  • Certificado de Regularidade do FGTS (CRF);
  • Certidão de Quitação de Tributos Federais (CQTF).


Vendedor - Pessoa Física

  • Documento oficial de identificação;
  • Comprovante de estado civil;
  • CPF;
  • Comprovante de residência dos últimos três meses;
  • Certidão Conjunta de Débitos referentes aos tributos federais.


Vendedor Pessoa Jurídica

  • Representante Legal: Documento oficial de identificação;
  • Empresa Ltda. ou Firma Individual:
  • Documento de constituição e alterações devidamente registradas e Certidão; Simplificada da Junta Comercial;
  • Sociedade Anônima (S/A):
  • Estatuto Social e Ata de Eleição da última;



Documentos extras para a venda de imóvel usado

  • Certidões negativas de débitos relativos ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU);
  • Certidão vintenária (20 anos) com negativa de ônus atualizada;
  • No caso de residência em condomínio, certidão negativa de débito condominial;
  • Título de propriedade registrado;
  • Certidão negativa de ônus reais;
  • Cópia do boleto com o pagamento da Taxa de Cadastro e Avaliação;
  • Opção de compra e venda corretamente preenchida de forma legível, datada e assinada pelas partes do contrato;
  • Caso o imóvel seja financiado por outro agente bancário, deve-se apresentar a declaração de saldo devedor para a nova instituição financiadora.


Documentos extras para a venda de imóvel novo

  • Registro de título de propriedade;
  • Certidão negativa de ônus reais;
  • Certidão negativa de IPTU;
  • Registro de ações reipersecutórias e alienações;
  • Registro de pagamento do TCA;
  • Averbação da construção no Cartório de Registro de Imóveis;
  • Alvará de utilização ou “Habite-se”;
  • Planta baixa;
  • Certidão enfitêutica;
  • Opção de compra e venda preenchida;
  • Anotação de Responsabilidade Técnica do engenheiro responsável pela obra.


Tire todas as suas dúvidas sobre os documentos, entre em contato conosco.


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